terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O que aconteceu no CERVAC em 2010

Amigos e Amigas,
Mais uma vez estamos juntos para compartilharmos um pouco da história da nossa instituição no ano de 2010. É sempre difícil resumir tantas coisas que aconteceram e marcaram nossas vidas. Daí, os relatos que seguem são aqueles que ganharam mais destaque e mostram nossa capacidade de realizar as ações previstas, bem como buscar as formas possíveis e viáveis de enfrentar os desafios, que se apresentam.
Primeiramente queremos registrar que o Brasil viveu uns dos mais importantes momentos da sua história com a eleição de uma mulher para a presidência do país. Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelas mulheres, ao longo da história, para se afirmarem e serem reconhecidas como verdadeiras cidadãs. A expectativa é que Dilma, a mulher eleita, não apenas dê continuidade às políticas exitosas como as aprofundem ao nível de fazer do povo brasileiro feliz e com sua cidadania valorizada.
Já no âmbito do CERVAC tivemos um ano de muitas dificuldades e apreensões, quanto a nossa própria estabilidade. Isto porque nos deparamos com um quadro de endividamento, sobretudo por conta do alto valor financeiro das obrigações trabalhistas, associado ao corte de um projeto que negociávamos com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), mesmo estando praticamente certa a sua aprovação.
Consideramos que nosso quadro de pessoal está compatível com as nossas necessidades de atendimento. Afinal o CERVAC existe, e foi criado para prestar serviço às pessoas com deficiências, pessoas estas que já se encontram numa realidade de exclusão e vulnerabilidade social muito forte. Ao longo da nossa história, construída com muito sacrifico, esforços e solidariedade de tantas outras instituições e pessoas, temos contribuído para o rompimento com esta situação e favorecido a crescente inclusão social. Isto não se faz sem investimentos em recursos materiais e humanos. Se de um lado os recursos materiais estão mais acessíveis e disponíveis, o mesmo não acontece quando se trata de investimento em pessoas, profissionais que se dedicam, muitas vezes de forma até voluntária, pois o que recebem não é compatível com sua qualificação;
Frente a tal situação deficitária foi lançado, em meados de abril/2010, o Movimento “FORÇA CERVAC” com o objetivo de envolver o maior número possível pessoas e instituição na reflexão e busca de soluções práticas e viáveis. Formaram-se grupos de trabalhos que realizaram diversas ações, as quais aos poucos vão contribuindo para que CERVAC continue sua caminhada, fazendo-a com estabilidade, e para que celebremos mais os nossos sucessos e lamentemos menos dificuldades.
Em meio a toda essa conjuntura, conseguimos levar adiante as ações previstas como queremos demonstrar na continuação destes relatos. Daí que após a inauguração do primeiro andar conseguimos distribuir melhor as atividades em espaços adequados e bem equipados, como prevíamos no projeto “Nova Sede e Vida Nova”. Neste sentido, a equipe do Programa de Atenção a Saúde registra que 100% das crianças assistidas receberam, com regularidade, seus atendimentos nas diversas especialidades, como fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional. Destaca-se a atividade esportiva, que chegou para complementar o processo de reabilitação e elevação da estima das pessoas envolvidas. Como exemplo podemos citar a felicidade descoberta por 10 crianças, que, em suas cadeiras de rodas, tiveram a oportunidade de participar dos jogos, brincadeiras e da 1ª Para-olimpíada Esportiva realizada no CERVAC, no mês de novembro. Em outro depoimento Albelena, coordenadora do programa, nos diz que “18 crianças conseguiram andar surpreendendo as expectativas de médicos e alguns familiares já descrentes desta possibilidade”. Além disso, “70% das crianças estão ou foram encaminhadas para inclusão escolar. Deste universo, 13 crianças vão receber alta, da assistência no CERVAC, podendo seguir seus caminhos junto aos seus familiares e comunidade”, conclui Albelena. Foram realizados, também, mais de 1000 exames de audiometria, para um público de várias idades, vindos de Hospitais e Unidades de Saúde da Família do Recife.
Mauricéa Santiago, coordenadora do programa de educação inclusiva comunica que “muitas das ações foram realizadas com sucesso. Os objetivos alcançados, sendo que alguns superam o verbo, transcenderam o concreto, não sendo possível mesurar em nível estatístico o grau de comunhão, partilha e inclusão, que foram estabelecidos, bem como a afirmação da cidadania da pessoa com deficiência”.
Mesmo com os problemas já antes relatados, 10 foram escolas visitadas e trabalho de sensibilização realizado, junto a toda comunidades escolar. O Grupo de Danças Arco Íris dos Sonhos fez várias apresentações em escolas, sendo que pelo menos seis foram acompanhadas também por Mauricéa. Ela nos diz que “ali foi possível observar momentos de crescimento coletivo, interação social, afirmação cultural e muita participação”.
Outro momento de grande sucesso foi o II Encontro Elos da Inclusão, que contou com a participação de 100 pessoas entre alunos, professores, facilitadores e mães do CERVAC. Estiveram presentes 12 Escolas do Morro da Conceição e bairros vizinhos. Contamos, ainda, com a participação de Susana Brayler, Gerente de Educação Especial da Prefeitura do Recife e alguns assessores. Eles puderam conferir o trabalho realizado pelo CERVAC, receberam as propostas levantadas no Encontro e marcaram uma reunião para definir outras modalidades de apoio, tais como: inclusão, no convênio, de pagamentos de taxas de água, energia, telefone e outras necessidades. O Encontro terminou com a brilhante apresentação do Arco Íris dos Sonhos, seguida de depoimentos emocionados sobre o evento ali realizado.
Destaque para realização da I Paraolimpíada “Incluindo nos Jogos da Vida”. Esta foi uma articulação dos diversos Programas de atuação do CERVAC, com a participação de 04 escolas do bairro junto com as crianças, adolescentes, jovens e mães do CERVAC. Segundo Mauricéa, “foi um momento de socialização pedagógica, onde aconteceram várias modalidades esportivas adaptadas aos participantes.
Registra-se ainda a continuação da campanha contra a venda e distribuição de bebida alcoólica as crianças e adolescentes no Morro da Conceição e adjacências. Os cartazes ficaram bem atrativos e com informações importantes sobre a campanha. Foram distribuídos em várias comunidades vizinhas e em reuniões do Orçamento Participativo do Recife. O tema foi também discutido com artistas, com famílias dos CERVAC e em escolas da região escolas. Lembramos que com esta campanha estamos convocando a comunidade para se unir na busca por um ambiente mais lúdico, infantil, juvenil e propício à vida, longe das drogas licitas e ilícitas.
A música e dança marcaram vários momentos da vida do CERVAC através da Banda Força Especial e do Grupo de dança Arco Íris dos Sonhos. No total foram quase 100 apresentações, algumas delas em espaços de grande e representativa significação cultural, a exemplo do centenário Teatro Santa Isabel, Teatro do Centro de Convenções do Estado, da casa de shows Chevrolet Hall, entre outros. Além disso, os grupos estiveram na programação cultural do Natal e Revellion do Morro da Conceição promovido pela Prefeitura do Recife. “Depois de um ano bastante movimentado os (as) integrantes destes dois grupos tiveram a oportunidade de celebrar e se confraternizar no maior parque aquático do Estado, o tradicional Veneza Water Park, onde se deliciaram com os banhos de piscinas e o convívio com várias outras crianças, adolescentes e jovens numa verdadeira comunhão inclusiva” é o que nos diz Suzete Alves, coordenadora do programa artístico cultural.
Finalmente queremos registrar que todas as iniciativas tiveram uma eficiente cobertura em termos de comunicação. “Em tempos de muitas dificuldades, precisamos estar atento ás possibilidades de divulgação do trabalho, fazendo com que os eventos tenham uma boa divulgação, é o que nos diz Michelle Cristina, coordenadora do programa de comunicação. Todos os materiais de divulgação foram devidamente elaborados, sendo instrumentos de aproximação do CERVAC com um número maior de pessoas. “Um exemplo disso foi à criação do nosso mascote, do blog, a articulação e produção de materiais para eventos como bingo, jantar dançante, rifas, semana da pessoa com deficiência, jornada multidisciplinar, dia alvirrubro, este uma parceria com o Clube Náutico Capibaribe, uma grande equipe do futebol pernambucano”, acrescenta Michelle. Em todos estes momentos foi fundamental a parceria com o Portal Comunicação, uma empresa de publicidade amiga do CERVAC.
Como podem ver após todos os relatos acima, fica evidente que, em nenhum momento, as dificuldades enfrentadas impediram mais uma trajetória vitoriosa do CERVAC e todos (as) que nos acompanham. É verdade que os recursos não foram suficientes, mas em nosso movimento de mobilização de recursos conseguimos apoios importantes como do Consulado da Alemanha, com a mediação de KNH-NE, da ALCOA, uma metalúrgica nacional, da TV Nova, que veiculou vários programas sobre o CERVAC, da esposa do governador do Estado, que selecionou o CERVAC para produzir um material de decoração natalina e viabilizou a montagem de uma exposição no Palácio do Governo.
Estes, pois, são alguns dos exemplos, que podem se multiplicar em apoios diversos, fazendo com que todos e todas, direta ou indiretamente ligados ao CERVAC se mantenham firmes em sua fé de que essa história continua muito viva e vibrante em sua busca por uma sociedade mais justa e verdadeiramente inclusiva. Foi com este sentimento que marcamos nossa participação no Dia Nacional de Ação de Graças, realizado em novembro, reunindo milhares de pessoas de várias religiões em área Central do Recife. Finalizamos nossas atividades em dezembro com uma grande confraternização, reunindo toda a família CERVAC celebrando a vida e tudo que ela nos tem proporcionado de bom.
Abraços a todos e todas, estejamos sempre unidos no amor e na solidariedade!
Família CERVAC/2010.

2 comentários: