segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O Natal no CERVAC





O Natal no CERVAC

No CERVAC, a criança, o adolescente e o jovem  são vistos  como indivíduos  únicos e os profissionais tem um olhar especial sobre cada um deles.  Os exercícios diários de reabilitação, as ações de inclusão, o envolvimento das famílias e a dedicação da equipe  de trabalho  tem o propósito de  melhorar  a vida das pessoas.
Durante todo o ano, cada evolução, mudança, melhora, é observado e festejado.  E para nós, avançar é passar a: balbuciar, falar, engatinhar, sentar, andar, conhecer formas, cores, tamanhos, é conhecer o próprio nome, é escrever, é ler, é ser incluído, é ter autonomia, é qualquer avanço que a criança, o adolescente e o jovem alcancem.
E quando comemorar tudo isso? No Natal. 
É no Natal que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, o renascimento, a renovação, o encontro, o começar, o recomeçar, é onde Celebramos a Vida. 
Motivados com o resultado do nosso trabalho e com o Espírito Natalino, fazemos sempre uma bela festa de Natal, onde os objetivos são Celebrar o nascimento de Jesus Cristo,  honrar,  contemplar  e valorizar cada criança, adolescente e jovem com deficiência e suas famílias, a equipe de trabalho, voluntários, amigos e parceiros.
Entre os vários momentos de alegria e celebração, o mais esperado  é o desfile no tapete vermelho com certificação de Vitória e entrega de medalhas, o que significa, “eu consegui”.
É muita emoção, as famílias percebem  que o filho ou a filha é um presente de Deus, que tudo é possível, nada foi em vão, que tudo vale a pena.
Todos os profissionais enchem o peito de orgulho e dizem “Conseguimos” “fizemos a diferença”, “Cristo nasceu...”
É uma celebração pensada para cada menino e menina, para as famílias que são conscientes da sua importância em todo o processo de reabilitação e inclusão. 
Os amigos e parceiros também fazem parte da festa, às vezes não estão presentes fisicamente, mais de coração sim. Todo o sucesso das crianças, adolescentes e jovens é, também, graças a eles.
O CERVAC está a todo o momento comemorando,  mais é no Natal que  exaltamos todo o trabalho, esforço, dedicação, amor, carinho, desejo, ganho, perda, partilha, doação, gratidão, fé, bênção, família, amigo e Vida. 

“Melhor do que todos os presentes em baixo da árvore de Natal
é a presença de uma família feliz e a certeza do dever realizado”.

Feliz Natal a todas as pessoas que como o CERVAC
 buscam por um mundo melhor.