- Nunca ajude sem perguntar antes como deve fazê-lo.
- Favoreça o diálogo e a participação em atividades escolares ou extra-escolares.
- Estimule as atividades de lazer, esportivas, artísticas, comunitárias e culturais.
- Não a trate como “doente”.
- Ao responder uma pergunta a uma pessoa cega, evite usar ali ou aqui, ou mesmo fazer gestos.
- Para guiar um deficiente visual, coloque a mão da pessoa no seu cotovelo dobrado ou em seu ombro. Ela irá acompanhar o movimento do seu corpo enquanto você vai andando. Vá indicando os obstáculos encontrados no caminho, principalmente o que está acima e pode bater na cabeça dela.
- Lembre-se de se sentar para conversar com uma pessoa que usa cadeira de rodas, para que você e ela fiquem com os olhos no mesmo nível. É importante saber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo.
- Se você estiver acompanhando uma pessoa com deficiência que anda devagar, com auxílio ou não de aparelhos ou bengalas, procure acompanhar o passo dela.
- Quando quiser falar com uma pessoa surda, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço. Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.
- Cumprimente a pessoa com deficit intelectual de maneira respeitosa e não se esqueça de fazer o mesmo ao sair. Todo mundo gosta de ser tratado com respeito e atenção.
- Não pare o carro em locais reservados para pessoas com deficiência. Existem razões para a reserva: a vaga é mais larga e ela precisa de mais espaço para transitar.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Pequenos gestos que podem melhorar a qualidade de vida das Pessoas com Deficiência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConhecer o CERVAC foi uns maiores presentes da minha vida parabens pelo blg
ResponderExcluirIREMAR JUNIOR